O projeto Gambá – Grupo de Ambientalistas de Salvador – tem projetos sognificativos para a observação da Mata Atlântica baiana.
No ano de 2010, eles instituiram três programas importantes. Um desses é o observatório de Políticas Públicas, que implica em cobrar e, por vez, interferir nas políticas públicas na área ambiental. O Gambá, com parceria com o IMA – Instituto do Meio Ambiente – também criou o CERBMA - Ba – Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlânticada Bahia – para acompanhar projetos como o corredores ecológicos e o funcionamento do comitê RBMA – Reserva da Biosfera da Mata Atlantica – na cidade.
Grande parte da Mata Atlântica soteropolitana está localizada no Parque de Pituaçu. Até 2006, quando tinha 33 anos, o parque já tinha mais da metade da área verde devastada. E, organizações como essa vistoriam para que não devastem, tentando conscientizar o poder e todas pessoas para a importância do verde.
O maior objetivo do grupo, além de conscientizaer as pessoas da grande devastação que está ocorrendo, é cobrar dos poderes públicos uma atitudereal para a melhoria e preservação do espaço verde que ainda existe no nosso estado.
Além do Parque de Pituaçu, o grupo atua na Baía de Todos os Santos, Estrada Linha Verde e também na parte burocrática.
O grupo Gambá situa-seno Rio Vermelho e aceita pessoas para serem voluntárias e ajudar na preservação do meio ambiente, mas não precisa ser colaborador para ajudar o meio em que vivemos.
Nathan Menezes