Nas próximas duas semanas, os moradores da capital baiana poderão conhecer o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Trata-se de um caminhão, totalmente adaptado pela ONG, que viaja por diversas cidades brasileiras com o objetivo de levar educação e conscientização ambiental para os lugares onde ocorre a Mata Atlântica. Para isto, a equipe do projeto itinerante realizará atividades gratuitas e destinadas ao público de todas as idades. Entre elas, destacam-se palestras, oficinas, análise de água de rios, exibições de vídeos, maquetes interativas, jogos educativos e exposições.
A exposição interativa S.O.S Mata Atlântica, tem como objetivo mobilizar a sociedade e mostrar que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia, que ela é muito importante para a qualidade de vida das pessoas ela garante a qualidade de nossa água, ar, controle do clima, muitas espécies são utilizadas em remédios, culinária etc.
A visita do projeto à cidade é importante, pois de acordo com os dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, elaborado pela SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam hoje apenas 4% de toda Mata Atlântica em Salvador.
Esse projeto procura fazer uma exposição interativa, nela os visitantes encontram painéis informativos, vídeos, quiz e algumas vezes palestras. O projeto iniciou-se em fevereiro deste ano e o que mais chama a atenção do público é a interatividade, o fato dele poder tocar, fotografar enfim, fazer parte da própria exposição.
A aceitação tem sido ótima e a localização ajuda bastante. Em Fortaleza tivemos 40.200 visitantes e em Maceió 69.741
Espera-ses que os soteropolitanos visitem e interajam com a exposição e com isso valorizem e cuidem com carinho da sua cidade, que também faz parte da nossa querida Mata Atlântica.